19 março 2012

2

Feliz Dia do Artesão

Ai, estou ''vomitando arco iris''! \o/ Hoje é nosso dia, 19 de março é comemorado o Dia do Artesão, é até instituído por Lei estadual: nº 7.126, de 30/04/1991.

Eu sou pedagoga por formação, e toy designer por profissão, me considero uma artesã também já que minha arte ou oficio dependem do trabalho das minhas mãos. A palavra "artesão" significa: indivíduo que pratica arte ou ofício que dependem de trabalhos manuais, isto quer dizer que qualquer peça produzida pelo artesão é única e foge de qualquer processo de produção em série realizado por indústrias, porque cada peça carrega o carinho que nossas mãos tem a oferecer através do contato. Na minha opinião é exatamente isso que faz o nosso trabalho ser único e especial.

Bordadeiras, tecelãs, sopradores de vidros, ferreiros, sapateiros, hoje em dia as crafts da web (nós), tudo isso e muito mais fazem parte do que entendemos por artesão/artesã.

A tecnologia trouxe muitas modificações na vida das pessoas, muitas profissões ficaram ultrapassadas e até mesmo acabaram ou foram substituídas, mas existem outras que permanecem mesmo com o passar dos anos e com toda inovação trazida pela tecnologia justamente por sua peculiaridade. Uma dessas profissões é a de artesão. Graças a Deus por isso, né?

Muitas pessoas encaram o artesanato como uma terapia, pra mim não funciona, já que eu fico ansiosa pra terminar logo o que comecei rsrs. Outras encaram como um hobbie ou até mesmo uma atividade paralela, pois não possuem a dimensão da importância e abrangência desse trabalho, tanto artística quanto economicamente.

Hoje em dia há de fato um movimento extraordinário que envolve o artesanato e a internet, o que antes era considerado ''função de vovós'' hoje é profissão de ''mocinhas'' rsrs. Somos ao mesmo tempo, artesãs e empresárias, em maioria jovens, existem as casadas, solteiras, mães, tias, irmãs, enfim todas com inúmeras habilidades diferentes unidas em um mesmo proposito, valorizar o trabalho de nossas mãos. 

Eu tive o prazer de fazer um curso pelo Sebrae e receber certificado de artesã, mas isso não significa muita coisa, pois o que faz de alguém um artesão é a sua arte e a sua habilidade única de produzir algo, sem esquecer, é claro, do carinho e dedicação que oferecemos a cada peça.

O principal motivo dessa profissão ainda existir, e com muita força é em função da cultura de cada região, tanto em nosso país como em várias partes do mundo. Mas também a necessidade de transformar o mundo em um lugar mais divertido e cheio de graça contribui e muito para essa profissão maravilhosa ainda existir. 

Celebrar o Dia do Artesão significa incentivar e valorizar a arte, o indivíduo e a criatividade. Vamos celebrar!

Feliz Dia do artesão para todas nós!

2 comentários:

  1. Olá querida,
    Adorei seus monstrinhos e a postagem sobre seu cantinho craft no Banana craft!!Parabens!
    Beijos, estou seguindo,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  2. Obrigadaaa!! \o/

    Fico agradecida de coração ♥, brigadão mesmo por ter passado por aqui e deixado sua marquinha. Pra mim é muito significativo.

    Bjs ;*

    ResponderExcluir

Nos deixe um Oi! Seu comentário é bem vindo.

Para orçamentos mande um email para: maengatoys@hotmail.com